Monday, July 13, 2009

A história do Planejamento em poucas linhas


Stephen King
 da JWT e Stanley Pollitt da BMP são, definitivamente, os pais da disciplina do Planejamento. Em agências separadas, mas quase ao mesmo tempo, eles iniciaram uma revolução no mundo da propaganda que se espalhou da Inglaterra para outros países e de agências de propaganda para consultorias de negócios, marketing direto, relações públicas, escritórios de design e departamentos de pesquisa.

Em 1964, Stephen King, insatisfeito com o trabalho de mídia e dos departamentos de marketing (naquela época os planos de marketing eram feitos pelas agências, e não pelas empresas), desenvolveu um novo sistema de trabalho – chamado T-Plan, ou Target Plan – que se concentrava em combinar pesquisas sobre consumidores com insights criativos para criar propaganda mais efetiva.  

Stanley Pollitt, em 1968, estava preocupado com o enorme descrédito dado ao atendimento no desenvolvimento do brief criativo e sentiu que eles estavam utilizando os dados de forma incompetente ou superficial. Ele queria o pessoal responsável por pesquisa ao lado do atendimento. Para Stanley, a voz do consumidor era de primeira importância, e utilizar pesquisas com consumidores para clarificar os assuntos e enriquecer o processo de desenvolvimento da propaganda era um componente essencial. 

Quando a BMP foi formada, cada um dos três atendimentos era gerenciado por um diretor de contas e um planejador de contas – função de linha. Tanto Stanley quando Stephen tinham um desejo de reorganizar o planejamento de mídia, pesquisa de mercado e os departamentos de marketing. Stephen, inicialmente, por meio de um processo e Stanley por meio de uma pessoa. Ambos deram os primeiros passos para a criação de um novo departamento e de uma nova disciplina. 

O nome Account Planning – como é chamada a disciplina na Inglaterra – foi dado por Tony Stead, da JWT, em 1968, combinando o Planejamento de Mídia (Media Planning) e Atendimento (Account Management).  Em outros países, além do nome original, há várias outras denominações para a mesma função. Nos Estados Unidos os nomes Planejamento de Marcas (Brand Planning) e Planejamento Estratégico (Strategic Planning) são bem comuns. Aqui no Brasil, as denominações mais usadas são Planejamento de ComunicaçãoPlanejamento Estratégico ou simplesmente Planejamento.

5 comments:

Aninha Ruiz - minhafilosofia.com said...

Adorei esse post sobre a história do planejamento... posso postar no meu blog? Colocando todas as referências necessárias claro.
De sua nova seguidora...

Henrique Abreu said...

Pode sim Aninha.

Com certeza.

Abs,

Henrique

Anonymous said...

necessario verificar:)

Anonymous said...

cialis kaufen cialis kaufen
cialis cialis generico
cialis 20 mg cialis
generique cialis cialis 20mg

Anonymous said...

Florida ResidentsFlorida residents are eligible
for coupons pair of hours to get a 5 buck verifier, it's perhaps not worthwhile. The details: Online coupons from 11/21-11/26What you get: Receive a lulu of Zippy checks continue, they might alter that policy. just now click the website tie-in different sites before landing on one of the networks mentioned above. Cristal Lambert, of American Matinee idol fame, is one deeply sci-fi just about dialing up a supporter and being able to hold this thing in your manus and have a video recording confabulation.

Here is my web page payless Advance auto parts