É possível uma agência praticamente inexpressiva se tornar a mais conhecida de um país inteiro em questão de semanas?
Foi exatamente o que conseguiu a agência espanhola Ruiz Nicoli Líneas, com uma ação inusitada que lhes rendeu até um bronze na categoria Promo do Cannes Lions 2009. O melhor de tudo foi que um trocadilho infame, daqueles de doer os ouvidos, foi o grande responsável pela façanha.
Tudo começou com alguns boatos que a Ruiz Nicoli Líneas lançou na internet dizendo que havia sido eleita a Agência do Ano pelo Nielsen. Para espalhar ainda mais a informação, eles veicularam banners em respeitados sites de negócios e comunicação e anúncios nos principais jornais do país - sempre dizendo que, de acordo com o Nielsen, eles eram a Agência do Ano.
No entanto, não fazia sentido uma agência totalmente desconhecida ser apontada como a principal de 2008 por um dos mais respeitados institutos de pesquisa do mundo. Aquilo não soava como algo normal. Essa desconfiança gerou um buzz enorme – com suspeitas, inclusive, de que a agência poderia ter “comprado” o prêmio.
Para a surpresa geral, eles não estavam se referindo ao instituto Nielsen, mas sim ao ator Leslie Nielsen – aquele do filme 'Corra que a polícia vem aí'. Quem havia dito aquilo tudo sobre a agência havia sido ele.
A verdade foi revelada em um hotsite e o caso foi parar até em um dos programas de TV mais assistidos da Espanha, oBuenafuente. Para aumentar o impacto, foram realizadas algumas ações de rua e alguns vídeos com declarações do ator foram colocados no Youtube.
O resultado foi surpreendente: mídia espontânea estimada em 250 mil Euros, um Leão no maior festival de publicidade do mundo, dezenas de novos clientes e 80% de top of mind em toda a Espanha.
O passo inicial foi fantástico. O desafio agora é reverter toda essa criatividade em grandes resultados para os clientes. Vamos aguardar.
Foi exatamente o que conseguiu a agência espanhola Ruiz Nicoli Líneas, com uma ação inusitada que lhes rendeu até um bronze na categoria Promo do Cannes Lions 2009. O melhor de tudo foi que um trocadilho infame, daqueles de doer os ouvidos, foi o grande responsável pela façanha.
Tudo começou com alguns boatos que a Ruiz Nicoli Líneas lançou na internet dizendo que havia sido eleita a Agência do Ano pelo Nielsen. Para espalhar ainda mais a informação, eles veicularam banners em respeitados sites de negócios e comunicação e anúncios nos principais jornais do país - sempre dizendo que, de acordo com o Nielsen, eles eram a Agência do Ano.
No entanto, não fazia sentido uma agência totalmente desconhecida ser apontada como a principal de 2008 por um dos mais respeitados institutos de pesquisa do mundo. Aquilo não soava como algo normal. Essa desconfiança gerou um buzz enorme – com suspeitas, inclusive, de que a agência poderia ter “comprado” o prêmio.
Para a surpresa geral, eles não estavam se referindo ao instituto Nielsen, mas sim ao ator Leslie Nielsen – aquele do filme 'Corra que a polícia vem aí'. Quem havia dito aquilo tudo sobre a agência havia sido ele.
A verdade foi revelada em um hotsite e o caso foi parar até em um dos programas de TV mais assistidos da Espanha, oBuenafuente. Para aumentar o impacto, foram realizadas algumas ações de rua e alguns vídeos com declarações do ator foram colocados no Youtube.
O resultado foi surpreendente: mídia espontânea estimada em 250 mil Euros, um Leão no maior festival de publicidade do mundo, dezenas de novos clientes e 80% de top of mind em toda a Espanha.
O passo inicial foi fantástico. O desafio agora é reverter toda essa criatividade em grandes resultados para os clientes. Vamos aguardar.
1 comment:
Aprendi muito
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