Wednesday, September 09, 2009

Se for pra ter medo de algo, tenha da mediocridade


Alex Bogusky*

Um velho amigo meu passou pelo escritório um dia desses para me perguntar sobre o nosso processo de novos negócios. Ele tem uma agência menor e está buscando estratégias para fazê-la crescer. Quando o conheci, ele estava nos ajudando com parte do trabalho de lançamento da campanha Florida Truth. Na época, a CP+B tinha cerca de 60 pessoas e, portanto, ele nos viu passar por muitas mudanças, e acho que nós dois ficamos surpresos com muito do que a conversa revelou terem sido os direcionadores do nosso crescimento. Eu quis anotá-los enquanto estavam frescos na minha cabeça.

1 – Conte seus sonhos para outras pessoas.

Isso foi muito importante pra nós. Por muitos anos o Chuck e eu tivemos esse segredo de querer ser uma grande agência um dia. Sabe-se lá o que isso queria dizer. Mas foi uma daquelas aspirações que você não ousa dizer em alto e bom som para ninguém pois soaria ridículo. As pessoas ririam, apontariam e diriam, “Lá vão aqueles caras que queriam ser grandes! Eles fracassaram!” No entanto, para ter sucesso você deve enfrentar o risco de fracassar.

Então, decidimos contar pra toda a agência o que queríamos nos tornar. Era a nossa missão. Conhecíamos uma pessoa que estava na Fallon no início e tinha participado da criação da deles que, não sei se me lembro exatamente, mas dizia de forma muito simples e básica que queriam ser “a agência mais premiada dos Estados Unidos”. Nós pensamos sobre o que gostávamos no negócio da publicidade e não eram os prêmios, era a questão da cultura. Assim, nossa missão se tornou: “Criar a publicidade mais comentada do mundo.” Na época, provavelmente não tínhamos ainda alcançado nosso objetivo em Miami ou na Flórida. Então, era um pouco constrangedor. Meu amigo ficou realmente chocado quando soube da nossa missão. Tenho certeza de que ele teria rido se ficasse sabendo na época. Porém, na agência nós compartilhamos essa missão com todo mundo e confeccionamos pequenos cartões para anexar ao monitor ou à mesa, para que, durante o dia, nós pudéssemos tomar todas as centenas de decisões que precisávamos com nossa missão em mente.

Em questão de semanas, algo novo estava começando, e a agência passou a, claramente, tomar a direção do nosso objetivo compartilhado. Das milhares de pequenas decisões que deram forma ao nosso futuro, dava pra sentir que mais da metade estava nos levando ao lugar que queríamos. Teria sido ainda melhor se tivéssemos tido coragem de fazer isso antes.

2 - Os clientes que você tem são a sua verdadeira máquina de gerar novos negócios.

Eu vejo tanta gente negligenciar isso. “Se eu tivesse um cliente assim ou um cliente daquele jeito.” É essencial ter uma clara ideia na sua cabeça do novo patamar que pretende atingir e do novo caso que você espera provar com cada novo cliente, antes de começar o trabalho. O que vai ser diferente em relação a agência seis meses depois da chegada dessa nova conta? Como essa nova receita e essa nova campanha vão tornar a sua agência mais inteligente e mais capaz do que era antes?

3 - Encontre alguma paixão real em construir o seu negócio ou vá fazer outra coisa.

Nós temos uma regra que diz que não podemos disputar um novo negócio até que todos os nossos parceiros sintam paixão por ele. E dinheiro não é uma razão aceitável para paixão. Pode ser qualquer coisa, menos dinheiro. Talvez você goste por ser uma empresa familiar. Talvez seja amor por ser uma empresa desafiante. Talvez você ame por ser a chance de construir algo a partir do zero. Seja qual for o motivo, encontre-o. Se você não encontrar, diga não, obrigado. No fim, você será definido pelos seus clientes. Não há outra forma de fazer isso. Por isso existem tantos parasitas no mundo dos negócios: as agências.

4 – Não modele o seu negócio com base no que outros fazem.

Pare de roubar as coisas que outras agências fazem. Na verdade. Roube-as, leia tudo e visite todo mundo para descobrir o máximo que puder. Depois, quando souber o suficiente, esqueça tudo e invente seu próprio processo e suas próprias ideias. É como um músico de jazz encontrando sua voz única. No começo, exige muito estudo, prática e emulação. Mas no fim, ninguém deve nem pode soar igual. Quando você encontrar sua voz, a sua afinação e seus processos serão melhores do que qualquer outro, pois você pode falar sobre eles honesta e genuinamente. A maneira de encontrar sua afinação pode levar um tempo, mas há um método real e garantido de começar. Passe de seis meses a um ano anotando toda vez que se sentir bem em relação a um trabalho ou sobre algo que esteja fazendo naquela hora. Eu garanto que um padrão vai surgir e, com sorte, não será sobre o almoço ou sobre golfe.

Bem, são quatro. Na verdade, existem alguns outros, mas eles podem esperar até uma nova ocasião para serem escritos.

*Alex Bogusky é sócio-fundador da Crispin Porter + Bogusky

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