Thursday, March 30, 2006

Brasil no Espaço




Na sua última entrevista antes de ser lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para o espaço, o cosmonauta brasileiro, tenente-coronel Marcos Pontes, afirmou nesta quarta-feira que o lançamento é "o dia da realização de um dos sonhos". Pontes diz estar "muito contente" e "muito bem preparado", que ainda tem outros sonhos para o futuro e destacou o seu orgulho de levar o Brasil para a era espacial.
"Quando aquela bandeira do Brasil que já está pintada lá bem grande no foguete estiver decolando, eu gostaria que as pessoas vissem não só a bandeira subindo, mas o orgulho de ser brasileiro, a satisfação, todas aquelas coisas que a gente tem dentro de nós e que tem que botar para fora de vez em quando", afirmou o cosmonauta nesta quarta-feira.
"Quero agradecer à Força Aérea do Brasil, que me ensinou a buscar um objetivo. Se alguém der a você uma missão, você deve seguir até o fim, independentemente dos problemas que surgirem", afirmou. "Persistência é a palavra que eu gostaria de lembrar."
Pontes, que durante a maior parte da entrevista exibiu no rosto o sorriso que o levou a ser comparado ao simpático pioneiro da exploração espacial Yuri Gagari, disse ter orgulho de ser comparado ao primeiro homem a ir para o espaço.
"Eu me sinto muito honrado com essa comparação. É um ídolo para mim, eu visitei os lugares por onde ele passou e treinou aqui em Baikonur. Também conheci como a nação encara a personalidade de Yuri Gagarin e isso foi uma coisa muito importante e inspiradora."
Para ele, a coincidência de que a missão que ele integra é a de número 13 para a Estação Espacial Internacional (EEI) e o fato de o lançamento do foguete estar marcado para um dia de eclipse solar são "um presente". "Eu acho que tudo está se alinhando para termos uma missão muito boa e acho que é um momento muito especial, um presente que a gente ganhou do universo", afirmou o cosmonauta.
Ao responder, em inglês, a uma pergunta de um jornalista estrangeiro que queria saber se ele levaria coisas do Brasil para o espaço, Pontes confirmou que tem uma camisa da seleção brasileira para dar sorte "no ano do hexacampeonato mundial do Brasil" e que o mais importante é que leva uma bandeira do Brasil, corrigindo-se em seguida: "Talvez eu devesse dizer que a bandeira nacional é que vai me levar".
"Isso é como a final de uma Copa do Mundo e o Brasil está jogando", disse o médico de Pontes, Luiz Cláudio Lutiis Silveira Martins, perto da Área 17, o local onde os astronautas ficam antes do lançamento. "Trata-se de um momento histórico para o Brasil."
O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira também fez questão de marcar o fato de a missão estar acontecendo no ano do centenário do vôo de Santos Dumont, e disse que espera que o seu legado para o futuro seja "acender a chama" do interesse em ciências e tecnologia entre os jovens brasileiros.
*Fonte: Redação Terra.

No comments: